(51) 3062-4411 (51) 98594-1374 comercial@ae.eng.br

Fatos que comprovam que a usina solar é um bom investimento

por set 3, 2023Energia Solar19 Comentários

Atualizado em 03/setembro/23

O setor de energia solar só cresce no Brasil, fazendo com que um sistema fotovoltaico de grande porte, projetado para a geração e comercialização de energia elétrica, também conhecido como usina solar, seja um ótimo investimento para quem possui o capital necessário.

Uma usina solar é formada por milhares de painéis solares fotovoltaicos e possui um papel fundamental na descentralização e democratização da produção de energia elétrica, visto que esta energia pode ser facilmente distribuída para grandes centros urbanos para uso comum.

Em um país em que sua produção de energia é majoritariamente de hidroelétricas, mas que tem sofrido cada vez mais a cada ano com a seca, precisa diversificar seu método de produção de energia, e é aí que entra um dos primeiros motivos para investir em usinas solares.

Nós já mostramos que vale a pena investir em fazenda solar e nós podemos te provar, então neste artigo, nosso principal foco será mostrar mais benefícios, bem como a média de investimento necessário para quem deseja ingressar no mercado de energia solar e colher os melhores resultados desse crescimento que tem sido exponencial.

Continue a leitura para entender tudo o que você precisa para tomar esta decisão tão importante para os seus investimentos.

O que é uma usina solar?

As usinas solares, também conhecidas como complexo solar ou parque solar, são grandes centrais geradoras de energia elétrica de fonte solar, que utilizam centenas de milhares de placas fotovoltaicas para converter a luz do sol em eletricidade consumível para ser distribuída para a população através das linhas de transmissão.

Assim como as usinas hidrelétricas, a energia gerada pelas centrais fotovoltaicas é injetada e distribuída pelo país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Elas são uma ótima opção de investimento para quem procura retorno financeiro, apresentando um rendimento médio de 15% a 30% ao ano, o equivalente a 1,2% a 3,5% por mês.

As usina solares podem serem construídas no solo ou sobre lagos, reservatórios ou represas.
Além disso, elas também podem ser fixas ou utilizando uma tecnologia que permite que os painéis se desloquem conforme a posição do sol para otimizar ainda mais a captação de energia.

O sistema fotovoltaico é o mais utilizado nas usinas solares, pois além de apresentarem o melhor custo-benefício, eles utilizam um processo direto para converter a radiação solar em eletricidade. Leia mais sobre este equipamento neste artigo: Vantagens de Usar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Como funcionam as usinas solares?

O funcionamento das usinas solares é simples, por isso o investimento é tão seguro. 

  1.  Ao captar a luz emitida pelo sol, os painéis solares fazem a produção de energia elétrica em corrente contínua. 
  2. Na sequência, essa energia é enviada para um inversor solar que irá convertê-la em corrente elétrica alternada (padrão elétrico).
  3. Depois ela passa por um transformador que irá elevar a tensão.
  4. E aí, sim, poder ser transmitida para a rede de transmissão de energia para ser distribuída para a população.

Usina solares no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ainda possui pouquíssimas usinas solares, apresentando um número inferior a 5 mil usinas fotovoltaicas, entre as que já estão em funcionamento e aquelas em construção.

Além de ser um mercado que tem apresentado um crescimento gigantesco no país pela procura, a escassez de chuvas tem sido mais um, entre diversos fatores, que têm colaborado para a alta demanda por este serviço.

Entre as principais usinas solares do Brasil estão:

  1. Parque Solar São Gonçalo – São Gonçalo (PI) 475 MW;
  2. Complexo Solar Pirapora – Pirapora (MG) 321 MW;
  3. Parque Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí (PI) 292 MW;
  4. Complexo Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho (BA) 292 MW;
  5. Complexo Parque Solar Lapa – Bom Jesus da Lapa (BA) 168 MW;
  6. Central Fotovoltaica Juazeiro Solar (BA) 156 MW.
  7. Usina solar Guaimbê (SP) 150 MW
  8. Usina Solar Apodi 132 (CE) MW
  9. Parque Solar Paracatu (MG) 132 MW
  10. Usina Solar Tauá (CE) 1 MW

Todas essas usinas solares juntas são responsáveis pela produção de 5.312 megawatts.

Como ganhar dinheiro com energia solar

No geral, ao injetar energia solar na rede elétrica, o produtor gera créditos junto à companhia de energia elétrica local. A rentabilidade vem por meio desses créditos que podem ser vendidos por meio de leilões regulamentados ou pelo mercado de contratação livre.

Para isso, existem 2 formas:

Autoconsumo Remoto: quando os créditos gerados em um imóvel específico são utilizados em outro empreendimento, mesmo sendo outra localidade.

Geração Compartilhada – através de uma cooperativa ou consórcios, que permitem transferir os créditos para outra unidade consumidora e ainda estabelecer a quantidade de energia que será distribuída.

Quanto custa uma usina solar?

O valor de investimento para a construção de uma usina solar com capacidade de 1 MW é de aproximadamente R$5 milhões, podendo variar para menos ou mais de acordo com a área de instalação, potência instalada e fatores climáticos da região.

Qual é o lucro de uma usina solar?

As usinas solares são uma ótima opção de investimento para quem procura retorno financeiro, apresentando um rendimento médio de 15% a 30% ao ano, o equivalente a 1,2% a 3,5% por mês.

Vale a pena investir em Usina solar?

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$74,6 bilhões em novos investimentos desde 2012. 

Em 2022, o Brasil adicionou teve um aumento de 9.3W em energia solar, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aumentando a capacidade da fonte para 23GW, um avanço de quase 66% no período.

Considerando ainda que o sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, o Brasil, por estar localizado próximo a linha do equador, possui uma das médias de radiação solar mais elevadas do mundo.

Isso permite que tenhamos maior aproveitamento do equipamento e proporciona um bom desempenho para os sistemas fotovoltaicos a partir dos fatores climáticos.

Além disso, o aumento da procura por energia solar, fez com que fossem disponibilizadas várias linhas de crédito para financiamento do sistema fotovoltaico, com prazos de pagamento prolongados e juros reduzidos, aumentando a procura pelo serviço.

O baixo custo da tecnologia e o resultado em economia na conta de luz, garante que os painéis fotovoltaicos produzam a energia mais barata do mundo desde 2020, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA). Tudo isso, utilizando ainda equipamentos que possuem vida útil de mais de 25 anos e baixo custo de manutenção.

O retorno desse investimento é inquestionável como os dados acima comprovam.

Por que escolher a Alternative Energy para investir em usina solar?

Com o crescimento gigantesco do mercado de energia solar e repleto de oportunidades, investir em uma usina solar, além de economia na conta de energia, permite que você faça dinheiro de forma segura durante anos com um único investimento, baixo risco e pouquíssima manutenção.

A Alternative Energy está no mercado de energia solar a mais de 20 anos trazendo soluções estratégicas, completas e inovadoras em projetos de energia renovável e somos pioneiros em montagem do projetos para usina solar no estado Rio Grande do Sul. 

Trabalhamos com equipamento de alta tecnologia, equipe técnica qualificada e engenheiro eletricista que acompanha todas as etapas do projeto.

Além disso, temos experiência na instalação de usinas solares com produtos e serviço personalizados que garantem o atendimento das necessidades de cada cliente de forma eficiente, garantindo o melhor retorno sobre o investimento.

Algumas das usinas solares feitas pela Alternative Energy são:

Glorinha/RS => 617,22 kWp

Usina Solar AE Glorinha RS

Gravataí => 97,20kWp

Usina Solar AE Gravataí RS

Victor Graeff => 97,20kWp

Usina Solar AE Victor Graeff RS

Lajeado => 463,32kWp

Usina Solar AE Lajeado RS

Portão => 840kWp

Usina Solar AE Portao RS

Novo Hamburgo => 82kWp

Usina Solar AE Novo Hamburgo RS 82kwp

Novo Hamburgo => 89kWp

Usina Solar AE Novo Hamburgo RS 89

São Leopoldo => 84kWp

Usina Solar AE São Leopoldo RS

Canoas => 693,60kWp

Usina Solar AE Canoas RS

Por isso, se você está pensando em investir em uma usina solar, fale com quem tem experiência no assunto.  Entre em contato com a Alternative Energy para falar com nossos consultores especializados e pensar no projeto que tem tudo o que você precisa.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

19 Comentários

  1. Carlos Roberto de Oliveira Júnior

    Boa noite,por favor gostaria que fizessem contato comigo, tenho uma área de 116mil metros quadrados e gostaria de conhecer mais profundamente o investimento em usinas solares, segue o meu contato,(35)988291475 Carlos, desde já muitíssimo obrigado

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Carlos, tudo bem? Minha área de atuação é Rio Grande do Sul

      Responder
  2. JOSE RAIMUNDO GONÇALVES FERREIRA

    Temos uma área em Caçapava/SP, existe a possibilidade de instalarmos uma usina solar nesta área?

    Grato

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Jose Raimundo tudo bem? è que minha área de atuação é Rio Grande do Sul

      Responder
  3. Marisete de borba nava

    Temos uma área de 30.000 metros em schroeder SC, existe a possibilidade de instalarmos uma usina solar nesta área?
    Gostaria de mais informações sobre o assunto

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá tudo bem ? Por favor me passe contato para a nossa equipe comercial entrar em contato?

      Responder
  4. Dhaellyton Danyl Parente de Carvalho

    Bom dia

    Estamos com terrenos aqui no sertão de Pernambuco onde a incidência solar é alta

    Pra fazer usinas solares

    Temos interesse também de fazer parcerias pra vender energia com os investidores

    Vocês tem investidores interessados?

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá bom dia tudo bem? Somos de Porto Alegre, RS e atendemos apenas o estado RS. Agradeço o interesse e o contato

      Responder
  5. Bruno

    Gostaria de conversa com atendente , pra poder saber como funciona esta venda de energia solar moro na Europa queria envesti está tecnologia no meu terreno !!! Meu Zap 033998206132

    Responder
    • Alternative Energy

      Entre em contato com Sr. Max 51 98594-1374 que ele irá esclarecer suas dúvidas.

      Responder
  6. Deise Linhares

    Boa tarde .
    Existe um limite de espaço para contratar o serviço?
    Sou de Capão Novo, Capão da Canoa

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Deise tudo bem ? Precisa um espaço mínimo para colocar os módulos no telhado. O sistema é dimensionado de acordo com o consumo mensal da unidade consumidora. para mais informações ligue no 51 98594-1374

      Responder
    • Alternative Energy

      Olá Roseli tudo bem ? Agradecemos seu contato. Por favor tem como vc enttrar em contato direto coom nosso comercial. (51) 98594-1374 fale com MAX. Obrigado

      Responder
    • Alternative Energy

      Ola Rosil tudo bem ? obrigado pelo contato em que podemos ajudar? Qual cidadeficasua propriedade?

      Responder
  7. Paulo Antonio Pisklevitz

    Por gentileza seria possível um orçamento pelo contato 49992029007

    Responder
    • Alternative Energy

      Paulo, que região vocé esta ? é no Rio Grande do Sul?

      Responder
  8. Francisco Washington Rodrigues Filho

    Olá, sou Washington e possuo terras no estado do Piauí, gostaria de saber mais informações sobre esse investimento;

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Washington, obrigado peo contato, o que acontece é que somos uma empresa do sul do Brasil com sede na cidade de Porto Alegre, e atendemos somente nosso estado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This