(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

Vale a pena investir em fazenda solar e nós podemos te provar.

por fev 22, 2022Energia Solar0 Comentários

Proprietários de áreas rurais possuem uma ótima opção de investimento em energia solar fotovoltaica, através da implementação de fazendas solares para distribuição de energia limpa, um mercado que tem apresentado grande crescimento e procura no Brasil ao longo dos últimos anos

Além disso, as expectativas são altas para este segmento de produção independente de energia, principalmente com a sua regulamentação em andamento pela Câmara de Deputados em Brasília, mostrando que 2022 é o melhor ano para investir em energia solar.

Leia mais: 2022 é O ano para quem deseja iniciar o uso de energia solar com todos os benefícios atuais

Quando falamos em proprietários de áreas rurais, é pensando em um espaço amplo e aberto, que permita a instalação de diversos painéis solares para a produção de energia limpa, de forma que, além de utilizar a energia produzida, o produtor possa também distribuir para outras propriedades.

Mas afinal, quais seriam os benefícios desse investimento, o que seriam exatamente essas fazendas solares e como analisar se este investimento realmente vale a pena?

Continue lendo este artigo para entender tudo sobre as fazendas solares.

O que é uma fazenda solar?

As fazendas solares são locais em que são feitas instalações de estruturas de painéis solares fotovoltaicos em uma grande extensão de terra, normalmente espalhadas por boa parte de uma área rural privada.

Como a produção excedente de energia gerada por esse tipo de painel é injetada direto na rede elétrica de energia, essa “sobra” gera créditos proporcionais junto às companhias de energia elétrica. E é através desses créditos que você pode fazer dinheiro e tornar isso um negócio lucrativo e sustentável.

O principal objetivo das fazendas solares é a comercialização dos créditos de energia para clientes finais.

Essas fazendas produzem energia elétrica convertida a partir da captação de energia solar por painéis fotovoltaicos.

Neste modelo de Geração Distribuída, é montado todo um sistema de geração de energia solar para uso próprio e distribuição da energia excedente para terceiros, que além de oferecer um ótimo benefício para o produtor gerando uma nova fonte de renda, também é para todos os consumidores próximos que farão uso de uma energia limpa, renovável e mais barata.

Este tipo de empreendimento costuma ser feito em áreas rurais, porém, qualquer área aberta com pelo menos 5 mil m2, já pode abrigar este tipo de negócio.

Um fator relevante é que este modelo é permitido diretamente pela ANEEL, órgão regulador de energia elétrica do Brasil.

É um tipo de investimento em que você dedica seu terreno

Vale a pena investir em uma fazenda solar?

Vale muito a pena investir em fazendas solares, pois dedicando seu terreno na produção de energia elétrica, você gera renda devido à diferença de inflação energética, bem como, à crescente demanda por este tipo de energia visto que reduz significativamente o valor da conta de energia, que pode chegar em até 95%.

Além dos benefícios financeiros, é preciso considerar também o impacto positivo para o meio ambiente, visto que a geração de energia solar não oferece consequências ao ecossistema, pois a sua fonte limpa e infinita.

Por isso, podemos afirmar que é um investimento seguro e extremamente viável e que pode ser recuperado em poucos anos, além, é claro, de proporcionar retorno a longo prazo.

Como começar a investir em fazendas solares?

O primeiro passo para investir em uma fazenda solar é encontrar uma empresa de instalação de painéis de energia solar. Clicando aqui você pode conhecer a experiência e qualificação da Alternative Energy para realizar este serviço.

Na sequência, é preciso criar um projeto de toda a estrutura dos painéis de energia solar que serão instalados na sua propriedade, levando em consideração aspectos, como:

  • As condições físicas do local
  • A extensão territorial do terreno
  • Índices solarimétricos (quantidade de luz solar incidente no ambiente)
  • As condições do clima
  • Levantamento dos equipamentos que serão instalados
  • Documentação para regularização do projeto

Tudo para que haja o maior aproveitamento possível do investimento.

O terceiro passo, será entrar em contato com a concessionária de energia da sua região para iniciar o processo burocrático de aprovação e liberação do projeto de implementação da fazenda solar.

E por último, serão feitas as instalações de todos os painéis fotovoltaicos na sua propriedade, bem como, fazer a sua interface junto a rede de distribuição da concessionária local que ativará o sistema gerador e passará a contabilizar seus créditos gerados de energia e acompanhar tudo através de uma ferramenta específica.

Se esse tipo de negócio faz sentido pra você, não deixe de conversar com a equipe da Alternative Energy e receber todo o apoio e suporte em todas as etapas do seu projeto de implementação da fazenda solar.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This