(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

O sistema de energia solar e a estabilidade de tarifas para o consumidor

por jul 21, 2022Energia Solar0 Comentários

A estabilidade tarifária para os consumidores que utilizam o sistema de energia solar em meio ao encarecimento da energia elétrica convencional, somado ao marco legal para geração distribuída, tem impulsionado os investimentos em energia fotovoltaica no Brasil.

Em junho deste ano, foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma alta de até 63,7% no valor da bandeira tarifária de energia elétrica, o que significa um aumento significativo no valor da conta de luz durante o período de dificuldade de geração de energia por falta de chuvas e esgotamento dos reservatórios.

O Brasil já possui um custo de energia elétrica muito alto para o bolso do consumidor, e as instabilidades climáticas que atingem diretamente as hidroelétricas, tornam o impacto ainda maior em período de crise econômica geral.

Este fator por si só, já tem sido responsável pelo aumento na procura pela instalação de painéis de energia solar em residências, empresas e espaços agro/rurais, já que a energia solar proporciona maior estabilidade tarifária para o cliente final que deixa de levar sustos ao receber a conta de energia.

Somente em junho deste ano, a geração de energia solar já apresentou um crescimento de 48,7% em comparação ao mesmo período de 2021, saindo de 810 MW para 1.205 MW médios produzidos.

Redução na conta de luz

Para os consumidores que têm sofrido com o impacto das altas tarifas de luz e instabilidade no valor da conta de energia, já tentou de todas as formas reduzir  o consumo de energia elétrica, mas nada funcionou, chegou a hora de buscar uma solução mais eficiente e duradoura para estabilizar as tarifas da sua conta de luz com o uso de sistemas de energia solar.

Sistemas fotovoltaicos chegam a gerar uma economia de 50% a 95% na conta de luz e mesmo com o investimento inicial para a instalação do equipamento, optar pelo uso de energia solar torna-se o investimento mais inteligente em meio a instabilidade hídrica e abundância de incidência solar de um país tropical como o Brasil.

Quer saber quanto você pode economizar e qual será o período de retorno do seu investimento? Solicite uma simulação na Alternative Energy, que fará os cálculos de consumo, custos do equipamento e previsão da estabilidade tarifária da sua conta de luz para que você tenha maior previsibilidade para decidir pela instalação do sistema de energia solar.

2022 é o ano para quem deseja iniciar o uso de energia solar

Somado a tudo isso, 2022 será o melhor ano para quem já sabe que deseja investir em energia solar. Afinal, este ano foi sancionado o Projeto de Lei n° 5.829/2019, que institui o marco legal da geração própria de energia, microgeração e minigeração distribuída, chamada de Geração Distribuída.

O Marco Legal da Geração Distribuída garante que todos os consumidores que ingressaram no setor de energia solar antes da publicação da nova lei, e até o final do ano de 2022 (um ano após a sua publicação), permaneçam sob as regras tarifária atuais até 31 de dezembro de 2045.

Além disso, esse grupo passará por uma transição gradativa após este período, para a padronização dos valores.

Você pode conferir mais sobre o funcionamento do Marco Legal da Geração Distribuída, acessando este artigo: 2022 é O ano para quem deseja iniciar o uso de energia solar com todos os benefícios atuais.

Por isso, se você tem interesse ou está indeciso pelo uso de energia solar, este é o momento para você buscar todas as informações e tirar suas dúvidas para decidir.

O processo para a instalação dos painéis de energia solar é bem simples. Basta solicitar a conexão do sistema junto à concessionária de energia elétrica da sua região e submeter o seu projeto a uma análise de homologação.

Ao receber a aprovação do projeto, o prazo para a instalação e vistoria do sistema é de 120 dias, em que um profissional especializado irá produzir e enviar um relatório para a concessionária para regularizar o projeto.

Após este período, a concessionária ainda fará uma vistoria final para autorizar o funcionamento dos equipamentos e finalizar todo o projeto.

Ou seja, para que todo o processo seja concluído em tempo hábil para aproveitar os benefícios do Marco Legal da Geração Distribuída, é necessário decidir o mais breve possível.

Conte com a Alternative Energy

Há 10 anos no setor de energia renovável, somos pioneiros na homologação de projeto e instalações de sistemas de geração própria solar fotovoltaica em Porto Alegre, RS.

São mais de 1.200 projetos de energia solar instalados, engenheiro eletricista que acompanha todo o processo de instalação, equipamentos de última geração e certificado pelo inmetro, equipe própria de instalação e ainda garantia, assistência técnica e monitoramento do equipamento.

O prazo para você alcançar todo o potencial de estabilidade tarifária da sua conta de luz com a energia solar está terminando e nós estamos aqui para ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta oportunidade.

Clique aqui para falar com os consultores da Alternative Energy e solicitar um orçamento.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This