(51) 3062-4411 (51) 98594-1374 comercial@ae.eng.br

Energia Limpa: o que é, qual a melhor opção e por que vale apena investir

por dez 15, 2023Energia Solar0 Comentários

Energia limpa são as formas de gerar energia elétrica sem a emissão de poluentes, gerando o mínimo de impacto ambiental possível. 

Nas últimas décadas, a energia limpa vem ganhando espaço no mercado e se popularizando, já que a tecnologia tem permitido maior acessibilidade e preços atrativos, contribuindo diretamente para a sustentabilidade e economia do usuário.

As grandes redes de energia que utilizam hidrelétricas para gerar energia, foram vistas por muito tempo como a única forma de produzir energia. Mas, principalmente no Brasil, onde os períodos sem chuva são frequentes, isso impacta diretamente no consumo, gerando cortes programados ocasionalmente e custos elevados para o consumidor.
A energia limpa surgiu com o objetivo não apenas de gerar menor impacto no meio ambiente, mas também como alternativa mais econômica de produzir energia.

Continue a leitura para entender melhor sobre ela.

O que é energia limpa?

Energia limpa consiste em qualquer sistema de produção de energia renovável que não gera poluição, principalmente por emissão de gases de efeito estufa como o CO₂, causadores das mudanças climáticas, aquecimento global e outros prejuízos para a natureza.

Algumas opções de energia limpa são:

  • Energia Hídrica: água
  • Energia Eólica: vento
  • Energia Solar: sol

Tipos de energia limpa disponíveis

Vamos focar aqui nos 3 principais meios de gerar energia limpa, que são eles:

Energia hidrelétrica

É a principal fonte de energia brasileira. A energia hidrelétrica é gerada através da transformação da força da água dos rios nas barragens em energia elétrica. Para aproveitar esta potência, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas, com barragens e turbinas, para extrair o máximo potencial deste recurso renovável natural, livre de emissões.

E apesar do Brasil, usar prioritariamente esta fonte limpa de energia, o problema aqui está na sazonalidade das chuvas em determinadas regiões, que anualmente passam por longos períodos de seca, impactando diretamente na geração de energia do país, já que as águas das usinas baixam, prejudicando não apenas o abastecimento de casas e comércios, mas também, aumentando o custo disso para o consumidor na conta de luz.

Além disso, apesar de não emitir poluentes, a energia hidrelétrica causa impactos ambientais na área de instalação da infraestrutura, prejudicando a flora e fauna local, e exigindo a remoção moradores das áreas ao redor.

Energia eólica

A energia eólica utiliza a força do vento para gerar energia elétrica por meio dos aerogeradores, equipamentos utilizados para a conversão, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica.

Ela é uma ótima opção para ser usada em locais onde a energia convencional não chega. Mas, assim como a água, esse tipo de energia fica refém de locais com muito vento para produzir energia suficiente para o consumo.

Um ponto negativo aqui, é que a produção de energia eólica pode ser bem barulhenta e produzir poluição sonora. Além disso, ela possui um alto do índice de mortalidade de pássaros e aumento da temperatura média local.

Energia Solar

A energia solar utiliza uma fonte totalmente natural, ecológica, inesgotável e gratuita, que não agride, de maneira nenhuma, o meio ambiente, nem em seu processo de produção e nem de infraestrutura da instalação.

Esta tecnologia utiliza o recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade em todo o planeta: o sol.

Os painéis solares fotovoltaicos captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica.
A energia solar é considera uma opção viável, visto que o seu recurso natural opera todos os dias, apenas com capacidade reduzida em dias nublados e chuvosos.

Além disso, entre os benefícios da energia solar, estão: a economia na conta de luz, segurança na geração de energia, produção própria e independente, não é poluente, não influencia no efeito estufa e atualmente possui diversos incentivos públicos e privados para quem deseja aderir. Sem contar que não gera resíduos e possui uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção.

Você pode ler mais sobre ela aqui: Vantagens de Usar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Conclusão

Apesar da busca por energia limpa vem crescendo no Brasil e no mundo, hoje em dia os combustíveis fósseis ainda são muito utilizados na geração de energia, os quais incluem recursos como: petróleo, diesel, gás natural, xisto e carvão mineral que são altamente poluentes e contribuem para diversos malefícios ambientais e de saúde. Por isso, precisamos aumentar a conscientização da população na busca e utilização de fontes mais sustentáveis para gerar energia. E isso não é uma responsabilidade apenas das grandes Companhias de Energia, mas também, minha e sua.

Quer conhecer mais sobre como gerar sua própria energia limpa com a tecnologia que traz mais benefício à médio e longo prazo? Entre em contato com a Alternative Energy e converse com nossos representantes para entender todos os benefícios da energia solar para o meio ambiente e para o seu bolso.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *