(51) 3062-4411 (51) 98594-1374 comercial@ae.eng.br

Usar como créditos ou vender o excedente de energia solar?

por out 12, 2021Energia Solar10 Comentários

Você sabe o que fazer com a energia excedente gerada pelos painéis solares já que não é possível armazená-la?

Como a produção de energia solar é constante e proporcional a quantidade de sol de cada período, é muito comum produzir mais energia do que você consome no imóvel.

Então, se você usa ou quer começar a usar painéis de energia solar no seu empreendimento, precisa entender o que você pode fazer com a energia solar extra que seus painéis estão produzindo.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar as opções de uso do excedente de energia solar. Continue lendo para descobrir.

Crédito de energia solar

Em incentivo a produção e uso de energia solar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou uma resolução normativa (482/12) que estabelece o sistema de compensação de energia através de créditos.

Isso quer dizer, que o consumidor que utiliza este sistema de geração de energia, ao gerar energia excedente que é distribuída na rede elétrica, recebe créditos em sua conta de luz em forma de desconto.

Mas o que isso quer dizer?

Mesmo que você utilize painel de energia fotovoltaica em seu empreendimento, este gerador de energia precisa estar conectado à rede convencional de energia elétrica.

Ou seja, caso em algum período o painel não gere energia suficiente para o consumo, a rede elétrica supre a necessidade do imóvel.

Mas o que muitas pessoas não sabem é o que o inverso também acontece. Ao gerar energia excedente através da energia solar, ou seja, superior ao consumo, a energia extra não se perde, ela é distribuída juntamente com a energia elétrica para outros usuários.

Visando incentivar o seu uso, a Aneel, órgão regulamentador do setor, estabeleceu os créditos de compensação para os usuários de energia solar.

A energia gerada não é perdida. Quanto maior a quantidade de energia solar você gera, maior o desconto que recebe ou isso reverte em créditos para utilização em até 50 meses, garantindo economia constante na sua conta de luz.

Venda de energia solar

Outra forma pouco conhecida de uso do excedente da energia solar, é através da venda que pode ser feita através de leilões regulamentados ou através do mercado de contratação livre, a partir de usinas solares, sendo um autoprodutor associado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Pra isso, existem 3 modalidades de venda do crédito de energia solar:

Autoconsumo Remoto

O autoconsumo remoto é quando os créditos gerados em um imóvel específico são utilizados em outro empreendimento, mesmo sendo em outra localidade. Pode ser na sua casa de campo, praia ou até mesmo da sua empresa para sua casa, desde que estejam na área de atendimento da mesma concessionária de energia e tenham o mesmo titular das contas.

Geração Compartilhada

No caso da geração compartilhada, é preciso criar uma cooperativa ou consórcios, que permitem transferir os créditos para outra unidade consumidora e ainda estabelecer a quantidade de energia que será distribuída.

Geração em Condomínios

Para condomínios que possuem a instalação de painéis solares, a energia gerada por eles é distribuída igualmente entre todos os imóveis. Dessa forma, essa quantidade é abatida da conta de luz de cada um.

Conclusão

Como vimos, existem duas formas de utilizar a energia extra produzida através do seu painel de energia solar. 

No caso dos créditos, vale lembrar que eles são gerados de forma proporcional à energia gerada, pelo menos até que a nova regulamentação de energia solar entre em vigor. A cada watt de energia gerado em excesso, você terá direito a um crédito energético a ser abatido.

Já no caso da venda de energia solar, não é qualquer pessoa que pode utilizar este recurso, visto que este formato foge do sistema de geração distribuída e entra no segmento de geração centralizada, que envolvem altos custos, tornando-se inviável para a maioria dos geradores de energia solar.

Mas o que vale pensar aqui é que toda energia que você produzir, será revertida em economia para os seus empreendimentos.

Quer conhecer o trabalho da Alternative Energy? Entre em contato para falar com nossos consultores e descobrir todos os benefícios que o uso de energia solar pode te proporcionar.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

10 Comentários

  1. Décio Azevedo

    quero instalar antes do dia 6 janeiro de 2023, em um terreno aonde vou construir.
    painéis para gerar 1000 kwh mes.
    mais vou iniciar construção somente segundo semestre de 2023.
    essa energia gerada, não tenho como vender?

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Décio, tudo bem? Não tem como comercializar energia gerada na microgeração, poderá beneficiar outra UC – Unidade Consumidoura, por transferência de crédito remoto, condicionada a UC estar na mesma concessionária e ter o mesmo titular.
      Qualquer dúvida fico a disposição. Grato!

      Responder
  2. VIcente Vitale

    Bom dia, tenho um terreno de 1200 m2 e pretendo instalar paineis solares para gerar energia só para vender. Vcs administram este tipo de comercio?, senão, pode me orientar como posso proceder?

    Grato

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Vicente, tudo bem?
      Sistema de geração para atendimento próprio, totalmente viável e cuidamos de tudo, agora para uma área dessa comercializar energia, podemos oferecer todo apoio de projeto, instalação/ montagem, comissionamento e assistência, pós venda, porem não gerenciamos venda de energia no mercado livre.

      Responder
  3. Gilles dos Santos

    Olá, tenho um terreno no interior de SP, porem atualmente estou morando no MT. Pelo que li não posso usar o credito gerado em SP na conta de energia no MT, mesmo com a titularidade igual, pois são concessionarias diferentes. Existe alguma outra forma de utilizar este crédito?

    OBS: A residência no MT é alugada.

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá Gilles, tudo bem?
      No sistema de microgeração, a transferência de credito, poderá ser realizada, a cada mês corrente envolvendo o excedente de energia gerado da unidade produtora, condicionada a outra UC – Unidade consumidora do mesmo titular e mesma concessionária.

      Existe alguma outra forma de utilizar este crédito? No momento não existem exceto se houver alteração na Lei/ Norma que rege a Microgeração Distribuída.

      Responder
  4. luiz henrique souza winter

    bom dia estou pesnsando em instalar uma usina para gerar em torno de 500.000kwh onde posso vender essa energia

    Responder
  5. Wilson Nunes

    Bom dia,
    Estou na Bahia.
    Tenho uma usina e produzo mais energia do que consumo.
    Como utilizar esse excedente?
    Tenho 5 contas cadastradas, posso utilizar esse excesso em qualquer desses pontos de consumo?
    A COELBA, companhia de eletricidade da Bahia, diz que somente posso usar esse excedente na conta onde foi instalada a usina e não nos outros pontos de consumo.
    Se puder, me esclareça

    Responder
    • Alternative Energy

      Olá wilson tudo bem ? Pode utilizar em quantos pontos quiser que estão cadastrado a no mesmo cpf e na mesma área de concessão(distribuidora)

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *