(51) 3062-4411 (51) 98594-1374 comercial@ae.eng.br

Vai contratar energia solar? Estes 6 erros você não pode cometer

por fev 20, 2023Energia Solar0 Comentários

6 erros que você não pode cometer ao contratar energia solar

O barato pode sair muito caro. Confira os principais erros cometidos na contratação de sistemas de energia solar, quando o único fator de decisão é o preço final.

Investir e contratar energia solar é uma decisão muito importante. Envolve estudo, pesquisa e muito conhecimento. Afinal, um investimento feito pensando a longo prazo, precisa gerar segurança na hora da decisão.

E com tantas opções no mercado, muitas vezes, a hora de decidir se torna difícil e exaustiva, com um processo demorado de insegurança e dúvida para entender as principais diferenças técnicas que geram tanta diferença de preço entre as empresas.

Infelizmente, assim como em qualquer outro mercado, existem empresas sérias e comprometidas a entregar resultados eficientes e seguros para seus clientes, mas também existem muitas empresas amadoras que estão procurando apenas lucrar em um mercado em ascensão, sem o menor conhecimento ou preocupação com o processo e segurança desse trabalho.

Pensando nisso, nós criamos este artigo, para te ajudar a entender quais são os principais fatores envolvidos em relação à qualidade dos equipamentos e especialização dos profissionais responsáveis pela instalação do sistema de energia solar, e como isso pode impactar diretamente no resultado do seu projeto.

Esse conhecimento é importante para que você entenda que o preço, não pode e não deve ser um fator de decisão isolado na hora de contratar energia solar, se você pensa em evitar dores de cabeça durante e depois da instalação.

Nós acreditamos que a escolha da empresa responsável pelo sistema fotovoltaico, é a parte mais importante de todo projeto, por isso, trouxemos alguns pontos importantes para você levantar antes de bater o martelo e contratar energia solar com qualquer um.

1. Experiência e qualificação da mão de obra

A experiência e qualificação técnica dos profissionais envolvidos em todo o processo de contratação, instalação, suporte e manutenção do sistema de energia solar, é um dos pontos mais importante para ser observado.

Afinal, mesmo que você contrate o melhor equipamento do mercado, se o trabalho humano de analisar se a estrutura onde o equipamento será instalado tem capacidade para recebê-la, se os componentes estão instalados da forma mais eficiente e correta, e também se a segurança foi garantida, de nada adianta.

Ainda estamos falando de instalações elétricas, por isso, toda segurança e cuidado, seguindo as principais normas e certificações, não são meramente processos burocráticos.

Se a mão de obra tiver um custo muito abaixo do praticado por empresas sérias, desconfie, pois dificilmente ele fará um trabalho tecnicamente aceitável. Provavelmente você estará entregando a segurança da sua família ou equipe nas mãos de pessoas sem qualificação, ou capacitação técnica que vão colocar a situação do seu projeto de energia solar em risco.

Fique atento também no caso da falta de emissão de nota fiscal (NF) do serviço, também mostra a índole do profissional, já que isso incorre em crime fiscal.

Em ambos os casos, as chances de você pagar muito mais caro no longo prazo, são enormes.

Por isso, garantir uma mão de obra especializada para o seu sistema fotovoltaico, garantirá a correta instalação do seu equipamento, a segurança de quem utiliza o imóvel e ainda o melhor desempenho e vida útil do seu equipamento.

Aqui na Alternative Energy nós temos o acompanhamento de um engenheiro eletricista do início ao fim do projeto de instalação do seu sistema de energia solar, para garantir total segurança e o melhor desempenho para o seu investimento.

2. Análise da Estrutura de Instalação

Antes de tudo, e aliado a uma equipe especializada que sabe o que está fazendo, é necessário analisar a estrutura do imóvel ou terreno em que pretende-se fazer a instalação dos equipamentos de energia solar.

É preciso identificar se o imóvel tem capacidade de suportar o peso do equipamento, ou se será necessário fazer reforços ou modificações para adaptar a estrutura que irá receber o sistema fotovoltaico.

Painéis solares instalados em locais inadequados colocam em risco à segurança das pessoas que utilizam o espaço e todo o seu entorno.

3. Qualidade dos Equipamentos

Preços muito baixos, também estão diretamente ligados a qualidade dos recursos utilizados.

Empresas que praticam valores muito abaixo do praticado pelo mercado, que não oferecem suporte, garantia estendida do equipamento e nem parceria com um fornecedor conceituado, provavelmente utilizam equipamentos baratos, de baixa qualidade ou com tecnologia antiga de menor desempenho e que se deterioram antes mesmo do sistema fotovoltaico dar o retorno financeiro ao contratante.

Eles costumam utilizar equipamentos que não possuem registro no INMETRO, o que além de comprometer a segurança da instalação, não permite o acesso formal à rede pública de energia elétrica, reduzido também os custos com a documentação, mas também criando uma instalação clandestina.

Além disso, é comum que essas empresas de “baixo custo”, utilizem cabos elétricos, disjuntores, fusíveis comuns e outros componentes inadequados na instalação, para baratear o custo, mas que fazem com que o sistema não opere de forma adequada, sem perdas e sem manutenção precoce.

Todos os componentes utilizados na instalação de um sistema de energia solar, precisam ser adequados para esse tipo de projeto e eles costumam ser mais caros. Por isso, investigue antes de contratar e não aceite a opção comum para energia elétrica, pois ela não é apropriada para este tipo de projeto e pode gerar excesso de manutenção no equipamento.

4. Instalação

Faça uma pesquisa de campos com os projetos já realizados e identifique pontos como a área de sombreamento onde o equipamento é instalado (o erro aqui pode reduzir em até 75% o rendimento do seu equipamento), se os fios da instalação estão aparentes, a qualidade da estrutura metálica que suporta o equipamento e se os painéis estão bem fixados.

5. Garantias

Como já falamos, cobrar preços muito baixos, remetem a baixa qualidade tanto dos equipamentos, quanto da mão de obra, por isso, empresas que usam essa prática, costumam oferecer uma garantia bem pequena, para não ter prejuízos.

Então fique de olho, pois o tempo de garantia diz muito sobre a qualidade do que você está comprando.

Aqui na Alternative Energy, nós oferecemos 10 anos de garantia nos inversores, módulos fotovoltaicos são 12 anos para defeito de fabricação e 25 anos de performance 80% eficiência da potência inicial e 12 meses de garantia na instalação do sistema, pois sabemos a qualidade e procedência dos nossos equipamentos e equipe.

6. Suporte e Manutenção

Na mesma linha da garantia, empresas que não atuam com seriedade no mercado, não podem se comprometer com o prejuízo. Por isso, além de uma garantia bem curta do equipamento e instalação, as mesmas, costumam não oferecer suporte ou manutenção do projeto, e quando oferecem, não é um processo eficiente e funcional visando realmente ajudar a solucionar um problema do cliente.

Na Alternative Energy você tem suporte e manutenção sempre que você precisar.

Por isso, se você está pensando em contratar energia solar, não deixe de analisar todos esses pontos antes de escolher a empresa que fará o serviço.

E se você quer garantir que seu investimento te gere retorno em menos tempo, entre em contato com a Alternative Energy.

São 20 anos trabalhando no segmento de energia solar, com mais de 1.500 projetos instalados no estado do Rio Grande do Sul.

Invista em uma empresa com credibilidade. Invista com a Alternative Energy.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This