(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

Dados do crescimento do setor de energia solar no Brasil e no Mundo.

por jun 20, 2022Economia0 Comentários

No mês de maio, a Solar Power Europe, associação europeia do setor solar, emitiu o relatório “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, mostrando que a energia solar fotovoltaica já se tornou a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, atrás apenas da hidreletricidade e se tornando a principal fonte de energia renovável do mundo.

A energia solar instalou mais capacidade do que todas as outras fontes renováveis, sendo dos 302 GW adicionados de fontes limpas de energia em 2021, 167,8 GW foram de instalações de painéis solares, número que representa 56% do total.

Este resultado é este resultado é consequência do acelerado crescimento do setor, que nós últimos 3 anos dobrou a capacidade mundial geração limpa, como mostra o relatório. A  previsão é que este número volte a dobrar nos próximos 4 anos, número que representa mais que a soma de consumo da Alemanha e França, as maiores economias europeias.

O relatório mostra ainda que a capacidade instalada chegou a um terawatt em abril deste ano e deverá atingir 2,3 TW até 2025.

O principal motivo para estes números, segundo o relatório, é a queda dos preços de energia solar, que atingiram 90% desde 2019, permitindo gerar energia elétrica muito mais barata do que através de combustíveis fósseis ou fontes eólicas.

No Brasil, por exemplo, a energia solar se torna uma opção muito mais econômica, se comparada à energia hidroelétrica, uma vez que enfrentamos períodos de seca sazonais que afetam diretamente as tarifas energéticas do país..

E embora estes números sejam muito expressivos no cenário mundial, e mesmo que a energia solar fotovoltaica tenha apresentado um grande crescimento no Brasil, ela ainda está na quinta posição de matriz energética nacional, sendo a terceira entre as fontes renováveis de energia, com apenas 2,8% da participação segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Mas estes números vem crescendo exponencialmente todos os anos.

O Brasil foi o quarto país do mundo que mais expandiu sua capacidade de produção de energia solar em 2021, com 5,7 GW instalados, sendo este número, um resultado principalmente das instalações de painéis fotovoltaicos em casas e empresas, estimulados pelos projetos que compõem o segmento de Geração Distribuída (GD) criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, em 2012.

Estes projetos, somados à facilidade de obter linhas de financiamento para o setor de energia solar, permitiram que cada vez mais brasileiros invistam em tecnologia solar para economizar na conta de luz e não se tornarem mais reféns de seus repentinos aumentos e da inflação.

Com mais de 20 anos atuando no setor de energias renováveis e sendo pioneira na homologação de projeto e instalações de sistemas de geração própria na cidade de Porto Alegre, RS, a Alternative Energy já foi responsável pela a instalação de mais de 1.126 projetos de energia fotovoltaica apenas no estado do Rio Grande do Sul.

A Alternative Energy trabalha prezando pela segurança e qualidade em todas as etapas de instalação dos painéis solares, sendo todos os projetos assinados por um engenheiro eletricista que também faz todo o acompanhamento das obras do início ao fim.

Saiba mais: Entenda o papel do engenheiro eletricista na implantação de um projeto de energia solar

E além da instalação de painéis solares, a Alternative Energy desenvolve projetos de medição elétrica, bem como, estudos e laudos de energia. 

Um grande investimento exige confiança. Por isso, se você procura uma empresa séria e com garantia nos equipamentos e na prestação do serviço para realizar a instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaico, entre em contato com a Alternative Energy e solicite um orçamento.

Fonte: The Greenest Post + CNN Brasil

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This