Com o crescimento populacional, a procura por fontes renováveis de gerar energia tem aumentado significativamente no Brasil, especialmente ao longo dos últimos 10 anos, tanto pelo governo, como também por iniciativas privadas e pelos próprios consumidores.
Com isso, a energia solar vem crescendo de forma rápida e tem se mostrado uma das melhores opções na geração de energia limpa, principalmente para empreendimentos residenciais. A expectativa é que até 2024, tenhamos mais de 880 mil sistemas instalados em todo o país.
Dados do crescimento da energia solar no Brasil
Atualmente, o setor de energia solar no Brasil representa 1,7% de todas as fontes de geração de energia do país. De 2019 para 2020, apresentou um crescimento de 63% em relação à potência instalada. A estimativa, mesmo em meio a pandemia, é que em 2021 o crescimento chegue a 68% de 2020 para 2021.
Somente em relação a instalação de painéis solares em casas, comércios e indústrias, em 2020 no Brasil, tivemos um crescimento de 70%.
E o resultado disso são inúmeros benefícios para quem instala, para o setor de energia, mas também para a população em geral, visto que seu impacto ambiental é abrangente.
Benefícios da energia solar
Os benefícios pessoais para quem opta pelo uso do sistema de energia solar em empreendimentos comerciais, residenciais e industriais, são:
- Economia na conta de energia
- Crédito para produção de energia excedente
- Recuperação de investimento em poucos anos
- Valorização do imóvel
- Rápida instalação do sistema de energia solar
- Baixa necessidade de manutenção dos equipamentos
Mas os benefícios do uso da energia solar vão muito além, principalmente se pensarmos na utilização dos recursos naturais para a produção de energia. Benefícios estes que além de sustentáveis, são também econômicos.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, somente no Brasil, este crescimento representou uma enorme mudança em todo o cenário nacional.
> De acordo com a pesquisa, até abril de 2021, foram cerca de 254 mil novos empregos gerados pelo setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, mesmo em cenário de pandemia.
> O aumento dessa demanda, também tem brilhado os olhos de investidores do setor privado, que juntos adicionaram também um aumento de investimentos recebidos, totalizando R$44 bilhões de reais.
> Somente em relação a economia gerada na conta de luz e devido a produção excedente de energia através de sistemas de energia solar, o valor de arrecadação de títulos chegou a R$12,1 bilhões.
> Mas tão importante quanto o saldo financeiro do uso desse sistema de geração de energia para quem instala e para a economia nacional, são os benefícios e impactos ambientais que ele proporciona para todos os brasileiros. Foram mais de 8,3 milhões de toneladas de CO2 evitadas até abril deste ano.
Conclusão
Não há dúvidas de que este é apenas o começo de uma nova visão no setor de geração de energia. E a energia solar tem oferecido o melhor potencial energético e econômico até o momento, visto que é um elemento gratuito, abundante e constante na natureza.
Quer entender ainda melhor quais são os benefícios que a energia solar pode proporcionar para você e para o seu empreendimento?
Então entre em contato com a Alternative Energy e conheça tudo sobre este sistema de geração de energia.
0 comentários