(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

Crescimento da energia solar no Brasil e seus benefícios para o país

por jul 26, 2021Energia Solar0 Comentários

Com o crescimento populacional, a procura por fontes renováveis de gerar energia tem aumentado significativamente no Brasil, especialmente  ao longo dos últimos 10 anos, tanto pelo governo, como também por iniciativas privadas e pelos próprios consumidores.

Com isso, a energia solar vem crescendo de forma rápida e tem se mostrado uma das melhores opções na geração de energia limpa, principalmente para empreendimentos residenciais. A expectativa é que até 2024, tenhamos mais de 880 mil sistemas instalados em todo o país.

Dados do crescimento da energia solar no Brasil

Atualmente, o setor de energia solar no Brasil representa 1,7% de todas as fontes de geração de energia do país. De 2019 para 2020, apresentou um crescimento de 63% em relação à potência instalada. A estimativa, mesmo em meio a pandemia, é que em 2021 o crescimento chegue a 68% de 2020 para 2021.

Informativo de fonte de energia solar fotovoltaica no Brasil

Somente em relação a instalação de painéis solares em casas, comércios e indústrias, em 2020 no Brasil, tivemos um crescimento de 70%.

E o resultado disso são inúmeros benefícios para quem instala, para o setor de energia, mas também para a população em geral, visto que seu impacto ambiental é abrangente.

Benefícios da energia solar

Os benefícios pessoais para quem opta pelo uso do sistema de energia solar em empreendimentos comerciais, residenciais e industriais, são:

  • Economia na conta de energia
  • Crédito para produção de energia excedente
  • Recuperação de investimento em poucos anos
  • Valorização do imóvel
  • Rápida instalação do sistema de energia solar
  • Baixa necessidade de manutenção dos equipamentos

Mas os benefícios do uso da energia solar vão muito além, principalmente se pensarmos na utilização dos recursos naturais para a produção de energia. Benefícios estes que além de sustentáveis, são também econômicos.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, somente no Brasil, este crescimento representou uma enorme mudança em todo o cenário nacional.

> De acordo com a pesquisa, até abril de 2021, foram cerca de 254 mil novos empregos gerados pelo setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, mesmo em cenário de pandemia.

> O aumento dessa demanda, também tem brilhado os olhos de investidores do setor privado, que juntos adicionaram também um aumento de investimentos recebidos, totalizando R$44 bilhões de reais. 

> Somente em relação a economia gerada na conta de luz e devido a produção excedente de energia através de sistemas de energia solar, o valor de arrecadação de títulos chegou a R$12,1 bilhões.

> Mas tão importante quanto o saldo financeiro do uso desse sistema de geração de energia para quem instala e para a economia nacional, são os benefícios e impactos ambientais que ele proporciona para todos os brasileiros. Foram mais de 8,3 milhões de toneladas de CO2 evitadas até abril deste ano.

Conclusão

Não há dúvidas de que este é apenas o começo de uma nova visão no setor de geração de energia. E a energia solar tem oferecido o melhor potencial energético e econômico até o momento, visto que é um elemento gratuito, abundante e constante na natureza.

Quer entender ainda melhor quais são os benefícios que a energia solar pode proporcionar para você e para o seu empreendimento?

Então entre em contato com a Alternative Energy e conheça tudo sobre este sistema de geração de energia.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

 

 

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This