(51) 3062-4411 (51) 98594-1374 comercial@ae.eng.br

Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar

por set 21, 2023Energia Solar0 Comentários

Escolher qual empresa de energia solar contratar é uma decisão importante que irá garantir que seu investimento gere o melhor retorno no menor tempo possível.

O que acontece é que com o grande crescimento desse mercado, ele se tornou atrativo e muitas novas empresas, muitas vezes sem experiência e de forma irresponsável, ingressam no mercado para brigar por preço, e para isso, acabam entregando serviços e equipamentos de baixa qualidade, que barateiam o investimento inicial tornando superficialmente mais atrativo para o comprador, mas que geram prejuízos e problemas no longo prazo.

Por isso, criamos este artigo, para que você entenda que o investimento inicial não é o único fator que você precisa considerar na hora de escolher qual empresa de energia solar contratar. Mas sim, trazer os principais fatores para você analisar antes de tomar esta decisão.

O que é energia solar?

A energia solar é uma das opções mais populares e acessíveis de gerar energia quando você decide encontrar uma forma de economizar na conta de luz. Sendo ainda, a opção mais sustentável e que por utilizar uma fonte inesgotável (sol), também é o investimento perfeito que te proporcionará mais economia no médio/longo prazo.

Mas, logo que você começa a pesquisar a respeito deste serviço, aparecem dezenas de empresas com preços muito variados, e a tendência natural é que você use apenas o orçamento como base de decisão. E aqui queremos trazer um alerta!

Pesquisar uma empresa de energia solar envolve estudo, paciência e muito conhecimento. Afinal, um investimento feito pensando a longo prazo, precisa gerar segurança na hora de decidir.

A questão é que para contratar energia solar, o preço não está apenas diretamente ligado ao valor inicial do seu investimento, mas também, tem uma relação direta com a qualidade do equipamento, qualificação da mão de obra, garantia do produto/serviço e necessidade da manutenção do sistema fotovoltaico que está comprando.

Infelizmente, assim como em qualquer outro mercado, existem empresas sérias e comprometidas a entregar resultados eficientes e seguros para seus clientes, mas também existem muitas empresas amadoras que estão procurando apenas lucrar em um mercado em ascensão, sem o menor conhecimento ou preocupação com o processo e segurança deste trabalho

Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar

Antes de mais nada, você precisa estar atento antes de contratar uma empresa de energia solar e tomar alguns cuidados básicos para não se meter em furada:

  1. Não se deixe levar pela pressão

Muitas empresas, de vários segmentos, trabalham a venda por pressão, fazendo com o que comprador acredite que aquela é uma oportunidade única e fazendo com que ele compre ou contrate seus serviços por impulso, não dando tempo para que ele avalie se aquela é realmente a melhor opção (e normalmente não é).

Uma empresa séria e respeitada não tem o que temer e respeita o cliente para que ele tome a decisão quer for mais conveniente para si. Então faça questão de pesquisar sobre a empresa primeiro.

  1. Exija um contrato e Nota Fiscal

Não pague ou comece nada sem primeiro todos assinarem um contrato de prestação de serviço. É o contrato que irá te resguardar dentro de tudo o que foi combinado, e empresas sérias, te garantem este direito.

Fique atento também no caso da falta de emissão de nota fiscal (NF) do serviço, também mostra a índole do profissional, já que isso incorre em crime fiscal.

  1. Pesquise muito

Antes de escolher, pesquise o histórico da empresa, qualidade da marca dos equipamentos e se possível, com clientes que já compraram.

  1. Preço não é tudo, mas diz muita coisa

A principal isca de golpes aplicados por empresas fraudulentas são preços abaixo da média do mercado. Preços baixos só podem dizer duas coisas: golpe ou baixa qualidade. E em nenhum dos casos você terá alguma vantagem. Se está barato demais, desconfie e pesquise

O que avaliar ao escolher qual empresa de energia solar?

Nós acreditamos que a escolha da empresa responsável pelo sistema fotovoltaico, é a parte mais importante de todo projeto de energia solar, por isso, trouxemos alguns pontos para contratar energia solar com uma empresa séria neste mercado.

Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter antes de escolher a empresa  de energia solar que irá contratar, aqui vão algumas dicas de como avaliar se ela é confiável e presta serviços de qualidade:

  1. Histórico da empresa

Pesquise sobre a empresa, tempo de mercado, endereço, loja física, no site do reclame aqui, como é seu relacionamento com a concessionária de energia local e depoimentos de pessoas que já contrataram o serviço para ter uma percepção de fora.

  1. Experiência e qualificação da mão de obra

A experiência e qualificação técnica dos profissionais envolvidos em todo o processo de contratação, instalação, suporte e manutenção do sistema de energia solar, é um dos pontos mais importante para ser observado.

Afinal, mesmo que você contrate o melhor equipamento do mercado, se o trabalho humano de analisar a estrutura, a instalação dos componentes e a segurança, não forem feitos da forma correta, de nada adianta.

Se a mão de obra tiver um custo muito abaixo do praticado por empresas sérias, desconfie, pois dificilmente ele fará um trabalho tecnicamente aceitável. Provavelmente você estará entregando a segurança da sua família ou equipe nas mãos de pessoas sem qualificação, ou capacitação técnica que vão colocar a situação do seu projeto de energia solar em risco.

  1. Qualidade dos equipamentos

    Preços muito baixos, também estão diretamente ligados a qualidade dos recursos e equipamentos utilizados na instalação dos painéis solares.

    Empresas que praticam valores muito abaixo do praticado pelo mercado, que não oferecem suporte, garantia estendida do equipamento e nem parceria com um fornecedor conceituado, provavelmente utilizam equipamentos baratos, de baixa qualidade ou com tecnologia antiga de menor desempenho, que se deterioram antes mesmo do sistema fotovoltaico dar o retorno financeiro ao contratante.

    Eles costumam utilizar equipamentos que não possuem registro no INMETRO, o que além de comprometer a segurança da instalação, não permite o acesso formal à rede pública de energia elétrica, reduzido também os custos com a documentação, mas também criando uma instalação clandestina.

Além disso, é comum que essas empresas de “baixo custo”, utilizem cabos elétricos, disjuntores, fusíveis comuns e outros componentes inadequados na instalação, para baratear o custo, mas que fazem com que o sistema não opere de forma adequada, sem perdas e sem manutenção precoce.

Todos os componentes utilizados na instalação de um sistema de energia solar, precisam ser adequados para esse tipo de projeto e eles costumam ser mais caros. Por isso, investigue antes de contratar e não aceite a opção comum para energia elétrica, pois ela não é apropriada para este tipo de projeto e pode gerar excesso de manutenção no equipamento.

  1. Projetos realizados

Faça uma pesquisa de campo para identificar os projetos já realizados e identifique pontos como a área de sombreamento onde o equipamento é instalado (o erro aqui pode reduzir em até 75% o rendimento do seu equipamento), se os fios da instalação estão aparentes, a qualidade da estrutura metálica que suporta o equipamento e se os painéis estão bem fixados.

  1. Garantias

Como já falamos, cobrar preços muito baixos, remetem a baixa qualidade tanto dos equipamentos, quanto da mão de obra, por isso, empresas que usam essa prática, costumam oferecer uma garantia bem pequena, para não ter prejuízos.

Então fique de olho, pois o tempo de garantia diz muito sobre a qualidade do que você está comprando.

A maioria dos módulos fotovoltaicos que utilizam equipamentos de qualidade e são instalados da forma correta, costumam ter uma vida útil de até 30 anos, já os inversores, aproximadamente 10 anos.
6. Suporte e manutenção

Na mesma linha da garantia, empresas que não atuam com seriedade no mercado, não podem se comprometer com o prejuízo. Por isso, elas costumam não oferecer suporte ou manutenção do projeto, e quando oferecem, não é um processo eficiente e funcional visando realmente ajudar a solucionar um problema do cliente.

Então, se você está pesquisando empresas de energia solar para contratar, não deixe de analisar todos esses pontos antes de escolher a empresa que fará o serviço.

E se você quer garantir que seu investimento te gere retorno em menos tempo, entre em contato com a Alternative Energy. São 20 anos trabalhando no segmento de energia, com mais de 1.500 projetos instalados no estado do Rio Grande do Sul, todos com garantia dos equipamentos, equipe especializada, engenheiro eletricista que acompanha todas as etapas do projeto e oferece todo o suporte e manutenção que você precisar após a instalação do sistema fotovoltaico.

Invista em uma empresa com credibilidade. Invista com a Alternative Energy.

Fale com nosso consultor comercial para explicar todos os detalhes de um projeto personalizado para você.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *