(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

Painel solar: o que é, como funciona e quais as diferenças?

por set 20, 2022Energia Solar0 Comentários

Existem muitas diferenças técnicas e de instalação que barateiam a instalação de energia solar em empresas e residências, mas sem dúvida a qualidade e tecnologia dos painéis solares são as principais e nós vamos te explicar o porquê para que você entenda que o mais barato, nesse caso, não é a melhor opção.

Painéis Solares Blog Alternative Energy

A energia solar é um sistema de geração de energia elétrica que utiliza painéis solares como fonte geradora, visando reduzir significativamente os custos na conta de luz, além é claro, de reduzir o impacto para o meio ambiente.

Com a popularização de consumo da energia solar, surgiram muitos negócios especializados e é possível encontrar orçamentos com diferenças significativas de valor. 

Isso acontece, principalmente por falta de qualificação técnica dos profissionais que realizam as instalações, mas principalmente pela baixa qualidade dos equipamentos e uso de tecnologias antiquadas para o mercado atual.

Se você está na fase de pesquisa, é importante que você continue lendo este texto e entenda a importância de avaliar todos os pontos envolvidos, a fim de entender, porque nem sempre o preço é a única questão a ser avaliada no caso da instalação de energia solar.

Pensando nisso, vamos te explicar estes pontos para que você possa decidir com mais segurança onde investir o seu dinheiro, de forma que gere o retorno em economia de luz que você precisa.

O que é um painel solar?

O painel solar é o equipamento responsável por converter a luz do sol em energia elétrica, através do efeito fotovoltaico.

Explicamos melhor sobre o efeito fotovoltaico neste texto: Vantagens de Usar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Embora esse tipo de geração de energia tenha se popularizado nos últimos anos, a invenção já existe a quase 200 anos e, obviamente, tem sofrido mudanças significativas de tecnologia conforme o mercado evolui.

Atualmente, existem 4 principais modelos de painel solar no mercado e entre eles existem diferenças significativas em relação à matéria-prima e também eficiência energética.

Esses modelos são:

  • Placa solar fotovoltaica de silício monocristalina
  • Placa solar fotovoltaica de silício policristalino
  • Placas de filme fino 
  • Placa solar híbrido – HJT

E nós vamos te explicar quais são as principais diferenças entre eles.

Painel solar de silício monocristalino

É uma placa que possui uma tecnologia mais antiga e possui uma eficiência energética que fica entre 15% a 22%, devido a sua composição baseada em um único cristal de silício e é mais indicada para locais que possuem baixa incidência do sol.

Painel solar de silício policristalino

É a placa mais utilizada hoje no mercado de energia solar e sua composição é feita através da fundição de blocos de silício. Sua eficiência energética fica entre 14% a 20%.

Painel solar filme fino

Este modelo pode ser produzido em diversos tipos de materiais, como Silício amorfo, Telureto de cádmio ou Seleneto de cobre, índio e gálio. Sua eficiência energética fica entorno de 6% a 16%, a mais baixa em comparação com outros equipamentos.

Painel solar híbrido – HJT

É o sistema mais moderno e avançado que se encontra no mercado de energia solar hoje, sendo uma evolução das placas monocristalinas e silício. Esse tipo de painel suporta altas temperaturas e possui uma eficiência energética entre 21% a 24%. 

E este é o equipamento utilizado hoje para a instalação de painéis solares aqui na Alternative Energy, visando uma entrega maior de energia para o consumidor, maior vida útil e baixa manutenção do equipamento e tornando o retorno do investimento mais rápido.

O que avaliar na hora de escolher a tecnologia do painel solar?

Se você procura um painel solar mais eficiente, é importante solicitar a diferença de eficiência energética entre os modelos e marcas utilizadas pelos fornecedores, vida útil do equipamento e também fazer uma pesquisa sobre a necessidade e frequência de manutenção.

Além do equipamento, vale lembrar que a diferença de orçamento está atrelada ao conhecimento técnico da equipe.

Um painel solar mal instalado, além de reduzir a eficiência energética, reduz a durabilidade do equipamento, aumenta a necessidade de manutenção, mas principalmente, compromete a segurança do imóvel.

Na Alternantive Energy nós utilizamos os equipamentos mais avançados do mercado e temos um engenheiro eletricista que acompanha todo o trabalho do início até a entrega do projeto de instalação do sistema de energia solar, para garantir a máxima eficiência e segurança para o empreendimento. Além é claro, de realizar todo o processo de documentação junto a companhia de energia elétrica.

Para conhecer o trabalho da Alternative Energy, entre em contato e converse com nossos especialistas. 

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This