(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

Fatos que comprovam que a usina solar é um bom investimento

por abr 22, 2022Energia Solar0 Comentários

O setor de energia solar só cresce no Brasil, fazendo com que um sistema fotovoltaico de grande porte, projetado para a geração e comercialização de energia elétrica, também conhecido como usina solar, seja um ótimo investimento para quem possui o capital necessário.

Uma usina solar é formada por milhares de painéis solares fotovoltaicos e possui um papel fundamental na descentralização e democratização da produção de energia elétrica, visto que esta energia pode ser facilmente distribuída para grandes centros urbanos para uso comum.

Nós já mostramos que Vale a pena investir em fazenda solar e nós podemos te provar, então neste artigo, nosso principal foco será mostrar mais benefícios, bem como a média de investimento necessário para quem deseja ingressar neste mercado.

Continue a leitura para entender tudo o que você precisa para tomar esta decisão tão importante para os seus investimentos.

O que é uma usina solar?

As usinas solares, também conhecidas como complexo solar ou parque solar, são grandes centrais geradoras de energia elétrica de fonte solar, que utilizam centenas de milhares de placas fotovoltaicas para converter a luz do sol em eletricidade consumível para ser distribuída para a população através das linhas de transmissão.

O sistema fotovoltaico utilizado nas usinas solares são os mais baratos e populares em todo o mundo, e utilizam um processo direto para converter a radiação solar em eletricidade.

Leia mais sobre este equipamento neste artigo: Vantagens de Usar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica

Usina solares no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ainda possui pouquíssimas usinas solares, apresentando um número inferior a 5 mil usinas fotovoltaicas, entre as que já estão em funcionamento e aquelas em construção.

Além de ser um mercado que tem apresentado um crescimento gigantesco no país pela procura, a escassez de chuvas tem sido mais um, entre diversos fatores, que têm colaborado para a alta demanda por este serviço.

Entre as principais usinas solares do Brasil estão:

  1. Parque Solar São Gonçalo – São Gonçalo (PI);
  2. Complexo Solar Pirapora – Pirapora (MG);
  3. Parque Solar Nova Olinda – Ribeira do Piauí (PI);
  4. Complexo Solar Ituverava – Tabocas do Brejo Velho (BA);
  5. Parque Solar Lapa – Bom Jesus da Lapa (BA).

Todas essas usinas solares juntas são responsáveis pela produção de 1.681 megawatts.

Como ganhar dinheiro com energia solar

No geral, ao injetar energia solar na rede elétrica, o produtor gera créditos junto à companhia de energia elétrica local. É através da venda desses créditos através de leilões regulamentados ou pelo mercado de contratação livre.

Para isso, existem 2 formas:

Autoconsumo Remoto – quando os créditos gerados em um imóvel específico são utilizados em outro empreendimento, mesmo sendo em outra localidade.

Geração Compartilhada – através de uma cooperativa ou consórcios, que permitem transferir os créditos para outra unidade consumidora e ainda estabelecer a quantidade de energia que será distribuída.

Quanto custa uma usina solar?

O valor de investimento para a construção de uma usina solar com capacidade de 1 MW é de aproximadamente R$5 milhões, podendo variar para menos ou mais de acordo com a área de instalação, potência instalada e fatores climáticos da região.

Qual é o lucro de uma usina solar?

As usinas solares são uma ótima opção de investimento para quem procura retorno financeiro, apresentando um rendimento médio de 15% a 20% ao ano, o equivalente a 1,2% a 1,8% por mês.

Vale a pena investir em Usina solar?

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$74,6 bilhões em novos investimentos desde 2012.

Espera-se que o crescimento do setor seja ainda mais acelerado em 2022, especialmente pelo  Projeto de Lei n° 5.829/2019 que determina aumento nas tarifas de energia elétrica.

Além disso, o baixo custo da tecnologia garante que os painéis fotovoltaicos produzam a energia mais barata do mundo desde 2020, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA). Tudo isso, utilizando equipamentos que possuem vida útil de mais de 25 anos e baixo custo de manutenção.

Considerando ainda que o sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, o Brasil, por estar localizado próximo a linha do equador, possui uma das médias de radiação solar mais elevadas do mundo.

O retorno desse investimento é inquestionável como os dados acima comprovam.

Por isso, se você está pensando em investir em uma usina solar, entre em contato com a Alternative Energy e converse com nossos consultores.

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This