china3

China tem maior fazenda de energia solar do mundo

A Longyangxia Dam Solar Park, que fica na província de Qinghai, é considerada hoje a maior fazenda solar do planeta. Em construção desde 2013, e capacidade para 850 megawatts, o parque consumiu cerca de 6 bilhões de yuans (R$ 2,690 bilhões). Com o pior índice de poluição do ar do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde,…

Leia mais
india

Índia começa a colher frutos com Energia solar

Em 2015, a Índia anunciou um plano bilionário para alavancar a energia solar no país. Após ter seu setor energético baseado principalmente em carvão, hoje os indianos começam a colher os frutos, ultrapassando 50 gigawatts de capacidade instalada em energias renováveis, o que representa 15% de sua matriz energética. Com a queda dos preços, cerca…

Leia mais
celesc

Celesc irá subsidiar 60% do custo de mil painéis solares em Santa Catarina

A partir de hoje (segunda-feira, 20/02), moradores de Santa Catarina podem se inscrever para receber um subsídio de 60%, de um valor total de R$ 6,7 mil por residência, para instalação de painéis fotovoltaicos que fazem parte do programa de geração de energia solar do estado. Para participar é preciso ter todas as contas de luz…

Leia mais
map

Banco Mundial divulga mapa de potencial para energia solar

O Global Solar Atlas é um mapa que identifica os locais com maior potencial para produção de energia solar no mundo. Criado pelo Banco Mundial, juntamente com a Aliança Internacional da Energia Solar (ISA) a ferramenta está disponível de forma online e gratuita. Utilizando dados do sistema de informação geográfica, o mapa permite a aproximação a áreas…

Leia mais
en

Governo do Paraná regulamenta licenciamento para utilização de energia solar

O Governo do estado do Paraná definiu regras para o licenciamento de uso de energia solar. Esse regulamentação estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos com geração de energia elétrica fotovoltaica. A portaria considera a geração distribuída, microgeração distribuída, minigeração distribuída, usinas com capacidade de produção acima de cinco magawatts, empreendimentos com múltiplas unidades…

Leia mais
onu

Diretor da ONU participa do 1º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável

O 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável acontece em Feira de Santana dia 14 de fevereiro das 9h às 13h, deverá contar com a participação do diretor da ONU/PNUD, Didier Trebucq. No evento serão abordadas as 17 metas propostas pelas Nações Unidas para a produção de energia renovável. Mais informações aqui.…

Leia mais
usa-army

Força Aérea americana terá investimento de 96 milhões em energia solar

Uma empresa americana venceu o concurso para a construção de uma instalação de energia solar para a Força Aérea americana no valor de mais de 96 milhões de dólares, com um contrato válido por 26 anos. Durante o governo de Obama, foram priorizados investimentos para a conversão das instalações militares do país para fontes renováveis. Fonte:…

Leia mais
brasil2

Brasil busca alcançar em 2017 seu primeiro gigawatt em energia solar

Com a contratação de diversas usinas de energia solar ao longo dos últimos anos, o Brasil possivelmente registrará em 2017 uma forte movimentação no setor fotovoltaico. A previsão, de acordo com Rodrigo Sauaia (presidente da Absolar), é que o país alcance o marco de 1 gigawatt de capacidade em energia solar. Esse número já devia ter sido superado desde…

Leia mais
Technicians maintain solar panels on a roof at a solar power plant in Wuhan, Hubei province, January 12, 2010. The Chinese government aims to boost renewable energy generating capacity in the country, with plans to produce at least 10,000 MW of solar energy and 20,000 MW of wind power by 2020. Picture taken January 12, 2010. REUTERS/China Daily (CHINA - Tags: ENVIRONMENT ENERGY) CHINA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN CHINA

China dobrou sua capacidade em energia solar em 2016

A China tornou-se o país que mais produz energia solar em capacidade em 2016 depois de mais do que dobrar sua produção solar. Elevando sua capacidade fotovoltaica em mais de 34 gigawatts, o país atingiu 77,42 gigawatts no ano passado. O governo chinês tem como projeto atingir 110 gigawatts de capacidade solar até 2020 e alcançar 20% de…

Leia mais