(51) 3062-4411 (51)99999-7782 comercial@ae.eng.br

3 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Energia Fotovoltaica

por jul 20, 2021Energia Solar0 Comentários

A energia solar fotovoltaica ainda é um sistema de geração de energia relativamente novo no Brasil e que vem sendo utilizada em residências, comércios, indústria e áreas rurais como um método sustentável de gerar energia elétrica renovável e limpa, além de ser uma opção mais econômica que ajuda a reduzir significativamente os gastos com a conta de luz.

Atualmente, existem dois tipos de geração de energia solar, ambos funcionando a partir de painéis solares: a fotovoltaica e térmica. Porém, cada uma delas funciona de forma diferentes e são utilizadas para fins distintos também.

No caso da energia solar térmica, os painéis térmicos transformam a radiação solar em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros elementos. Já a energia fotovoltaica, converte os raios solares em energia elétrica.

Ambas as opções ajudam a economizar na conta de energia elétrica, mas também, a gerar energia de forma independente e sustentável.

“Mas afinal, quanto eu posso economizar utilizando um sistema de energia fotovoltaica no meu empreendimento? CLIQUE AQUI e fale com a equipe da Alternativa Energy para descobrir.

Para saber mais sobre como o sistema de energia fotovoltaica funciona continue lendo este artigo.

O que é a energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é um tipo de energia elétrica produzida a partir da luz solar.

Através de painéis solares é feita uma captação da luz do sol durante o dia (mesmo quando nublado ou chuvoso) e esta radiação é convertida em energia elétrica para uso geral.

Este tipo de produção de energia pode ser feito através de grandes usinas solares ou também de painéis individuais que podem ser instalados em qualquer tipo de empreendimento, inclusive residências.

Apesar de seu uso ainda estar em crescimento no Brasil, a energia fotovoltaica existe a mais de 100 anos e é a forma de geração de energia limpa que mais cresce, já sendo muito utilizada em toda a parte do mundo.

Como funciona a energia solar fotovoltaica

Conforme já comentado, a energia fotovoltaica funciona através da captação de luz e calor por placas solares que são instaladas sobre o telhado do empreendimento e utilizam o efeito fotovoltaico para convertê-las em energia elétrica.

Mas o que é o efeito fotovoltaico?

O efeito fotovoltaico é o nome dado para o fenômeno de criar tensão ou corrente elétrica contínua em um material condutor após a sua exposição à luz, que faz com que a luz solar, ao colidir com os átomos de silício presentes no painel solar, gera um deslocamento de elétrons, responsável por criar eletricidade.

Tudo isso acontece dentro do painel solar que ao captar a luz do sol Através do uso de painéis solares, é possível captar luz, por meio do efeito fotovoltaico, criam energia elétrica que é convertida em corrente alternada pelo inversor solar e então, distribuída para uso ou armazenamento em casas, empresas ou indústrias.

Isso varia de acordo com o tipo de sistema instalado que pode ser de energia solar on-grid que transmite essa energia diretamente na rede elétrica, sistema fotovoltaico off-grid para armazenar eletricidade ou ainda o sistema híbrido que faz ambas as operações de forma simultânea.

Por se tratar de um sistema independente de gerar energia elétrica, você não terá custos mensais para utilização da energia elétrica gerada, permitindo que a sua instalação se pague em pouco tempo e também que você reduza significativamente os gastos com compra de eletricidade via distribuidores de energia.

Além disso, o sistema de energia fotovoltaica, quanto instalado por uma empresa séria, reconhecida e experiente, proporciona pouca necessidade e baixos custos com manutenção. Por isso, você deve solicitar um orçamento com a Alternative Energy.

Vantagens da energia solar fotovoltaica

Além de ser uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável que reduz os impactos ao meio ambiente e também reduz os gastos com a conta de luz, existem outros benefícios do uso de energia solar fotovoltaica, como:

  • Pode ser utilizado para uso geral de equipamentos elétricos de casas, empresas e indústrias, como: lâmpadas, TV, computadores, motores elétricos e qualquer outra coisa que exija conexão com a tomada.
  • A energia gerada nunca é perdida, visto que o que é produzido em excesso vai direto para a rede de distribuição de energia gerando créditos para utilização nos meses seguintes garantindo economia constante na sua conta de luz.

Se você quer economizar e colaborar com o meio ambiente na produção e energia elétrica, entre em contato com a Alternative Energy e veja como é fácil contratar a instalação de energia solar fotovoltaica.

 

Maximiliano Vieira de Freitas : Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós graduado pela mesma instituição em sistemas de potência, MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gerenciamento de Projetos, trabalha na área elétrica desde 2000 com implantação e projetos de usinas solares e subestações de energia de diversas concessionárias de energia do Brasil.

Redes Sociais

Posts Recentes

Política de Privacidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This